SEJAM BEM VINDOS AO BLOG DA ESC. EST. TEREZA DE JESUS A.V. DIAS

O objetivo deste blog é promover a divulgação das ações desenvolvidas em nossa escola, bem como proporcionar um espaço de interação com a comunidade escolar.

Deixe seu comentário!!!











sexta-feira, 30 de abril de 2010

MOBILIZAÇÃO PELA PAZ

Estudantes das Escolas Maria Rodrigues Tapajós, Raimundo Gomes Nogueira, Tereza de Jesus Vasconcelos e Rodolfo Vale, participaram na manhã de hoje da Passeata pela paz. A ação fez parte do projeto “Semeando a paz”, promovido pela Escola Estadual Maria Rodrigues Tapajós.

Agradecemos a todos que compareceram e contribuíram para o sucesso da nossa passeata!

Confira as imagens:



















quarta-feira, 28 de abril de 2010

PASSEATA PELA PAZ

No próximo dia 30 de abril, sexta-feira às 08:00h, a Escola Estadual Tereza de Jesus Vasconcelos, juntamente com as escolas Raimundo Gomes Nogueira e Rodolfo Vale, estarão participando da PASSEATA PELA PAZ promovida pela Escola Estadual Maria Rodrigues Tapajós.
Você é nosso convidado, vista uma camisa branca e vamos clamar pela paz, percorreremos as principais ruas do bairro da Redenção, PARTICIPE!!!

Concentração: Escola Maria Rodrigues Tapajós – Rua Goiânia, N. 701, Redenção.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

O BULLYING E AS SUAS CONSEQÜÊNCIAS PSICOLÓGICAS

Por: Sandra Regina da Luz Inácio



Na atualidade, um dos temas que vem despertando cada vez mais, o interesse de profissionais das áreas de educação e saúde, em todo o mundo, é sem dúvida, o do bullying escolar. Termo encontrado na literatura psicológica anglo-saxônica, que conceitua os comportamentos agressivos e anti-sociais, em estudos sobre o problema da violência escolar.

Sem termo equivalente na língua portuguesa, define-se universalmente como “um conjunto de atitudes agressivas, intencionais e repetitivas, adotado por um ou mais alunos contra outro(s), causando dor, angústia e sofrimento”. Insultos, intimidações, apelidos cruéis e constrangedores, gozações que magoam profundamente, acusações injustas, atuação de grupos que hostilizam, ridicularizam e infernizam a vida de outros alunos, levando-os à exclusão, além de danos físicos, psíquicos, morais e materiais, são algumas das manifestações do comportamento bullying.

As conseqüências para as “vítimas” desse fenômeno são graves e abrangentes, promovendo no âmbito escolar o desinteresse pela escola, o déficit de concentração e aprendizagem, a queda do rendimento, o absentismo e a evasão escolar. No âmbito da saúde física e emocional, a baixa na resistência imunológica e na auto-estima, o stress, os sintomas psicossomáticos, transtornos psicológicos, a depressão e o suicídio.

Para os “agressores”, ocorre o distanciamento e a falta de adaptação aos objetivos escolares, a supervalorização da violência como forma de obtenção de poder, o desenvolvimento de habilidades para futuras condutas delituosas, além da projeção de condutas violentas na vida adulta. Para os “espectadores”, que é a maioria dos alunos, estes podem sentir insegurança, ansiedade, medo e estresse, comprometendo o seu processo socioeducacional.

Esta forma de violência é de difícil identificação por parte dos familiares e da escola, uma vez que a “vítima” teme denunciar os seus agressores, por medo de sofrer represálias e por vergonha de admitir que está apanhando ou passando por situações humilhantes na escola ou, ainda, por acreditar que não lhe darão o devido crédito. Sua denúncia ecoaria como uma confissão de fraqueza ou impotência de defesa.

Os “agressores” se valem da “lei do silêncio” e do terror que impõem às suas “vítimas”, bem como do receio dos “espectadores”, que temem se transformarem na “próxima vítima”.


Se você souber que alguém sofre este tipo de violência, DENUNCIE!!!

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Nosso blog já é notícia na net

Confira nos links abaixo:

Escola Pública em Manaus cria blog e perfil no twitter para divugar ações e interagir com alunos e pais

Escola Pública de Manaus cria blog e twitter

Melhore seu desempenho escolar

Por: Maria Tereza Gomes Basile

"Existem diferentes formas de estudar",. Há pessoas mais visuais (absorvem melhor aquilo que vêem), outras mais auditivas (fixam com facilidade o que ouvem) e outras ainda cinestésicas (gravam o movimento que realizam quando escrevem)". Cada um precisa descobrir de que jeito grava melhor as informações, e deve formar o seu próprio método de estudo. O ideal é utilizar mais de uma maneira. Deve-se falar em voz alta, ver imagens e diagramas, reescrever o assunto fazendo resumos, resumir sem olhar, elaborar esquemas a partir do resumo, transformar o esquema em texto novamente, explicar a matéria a um colega.

Seja pontual. A preparação para o estudo vai desde a hora de se levantar até a hora de comer, brincar e dormir. Se você acordar atrasado, poderá perder o início da explicação da aula, esquecer algum material importante, etc. O tempo perdido terá de ser compensado nas horas de estudo, o que significa menos tempo para o lazer.

Tenha um horário fixo para começar e terminar o estudo, todos os dias. Faça um relatório diário, verificando se conseguiu ser pontual.

Se você não está habituado a estudar diariamente, não planeje estudar, por exemplo, quatro horas por dia. Será mais difícil de cumprir a promessa.

Defina, antes de iniciar, a ordem de urgência das atividades; faça uma coisa de cada vez.

Separe todo o material necessário antes de começar a estudar. Se eles estiverem à mão, você terá menos preguiça de consultá-los.

Local silencioso, iluminado, de preferência sem muitos quadros e objetos que dêem chance à distração.

Atenção à postura! Ficar largado na cadeira ou deitar na cama é sono na certa.

Faça anotações de forma clara e organizada. Se for preciso, crie abreviações. Elas serão super-úteis para ajudá-lo a fixar a matéria e para servirem como fonte de referência para um estudo posterior.

Não saia da aula com dúvidas. Se necessário, procure também o professor fora da classe. As dúvidas que surgirem durante o estudo, anote, tente respondê-las utilizando os livros didáticos e, se não conseguir, pergunte ao professor no dia seguinte.

Use o método associativo, ou seja, crie associações usando as "coisas" que você precisa fixar. Alguns professores de cursinho são mestres em criar essas associações e isso lhes confere sucesso e simpatia, fazendo com que os alunos não se esqueçam mais nem do professor nem da associação! Vale desde associar fórmulas difíceis da física, por exemplo, `a melodias de músicas gostosas; construção de rimas e versos usando temas da matéria que você precisa fixar etc.. Use seu talento e sua criatividade!

Tudo em nossa vida pode ser construído, desde que desejemos; só é preciso firmar um propósito e "batalhar", agir. Coloque sua mente e sua energia a serviço de seus ideais.

Tudo que você puder imaginar, você poderá realizar. As suas possibilidades são delimitadas por sua imaginação e por suas ações.

Trace sua rota e aproveite bem essas dicas em suas ações. Com vontade, determinação e organização você certamente chegará lá.

Boa Sorte!

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Boa Notícia!!!

Professor Gedeão Amorim, comentou em seu twitter que o processo de melhoria física da nossa escola já está em curso, ficamos felizes com a notícia e a comunidade escolar agradece!!!

Confira o comentário no twitter do Professor Gedeão

Hora Cívica - Dia do Índio

A escola realizou no dia 20.04.10, no turno vespertino, a hora cívica em comemoração ao dia do Indio. As atividades foram coordenadas pelos professores de História - Afranio e Renato, tiveram ainda as parcerias das professoras de Lingua Portugesa, Artes e Matemática.
O objetivo da atividade foi fortalecer a prática pedagógica desenvolvida na escola, aperfeiçoando os conhecimentos da Cultura Indígena, usando como estratégia recursos científico-tecnológicos para facilitar o entendimento dos alunos.

Confira as imagens:


Renato e Afrânio - Professores Responsáveis pela Hora Cívica


Culinária Indígena


Dicionário Indígena





segunda-feira, 19 de abril de 2010

Uma homenagem a todos os índios do Brasil

Somos filhos da terra cor de urucum.
Dos sons do igarapé e da força do jatobá.
Das águas do Araguaia, do Tapajós, do Iguaçu.
Somos filhos do sol de Kuaray, da lua de Jaci.
E da chuva que semeia o guaraná, a pitanga e o aipim.
Somos filhos dos mitos.
Do uirapuru e seu canto, do vento e do pranto.
Guerreiros, fortes, sábios.
Somos Ianomânis, Guaranis, Xavantes, Caiabis.
E o que somos nunca deixaremos de ser.

Que Deus abençõe os nossos irmãos indígenas de todo o Brasil!

Autora: Zeli Poa

sábado, 17 de abril de 2010

Projeto do Professor Afrânio Falcão é aprovado no PCE - 2010

A Fapeam - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, divulgou na quinta-feira 15.04.10, os 167 projetos aprovados para o PCE 2010. Nossa escola foi contemplada com o Projeto do Professor Afrânio Falcão, que pelo segundo ano consecutivo terá a oportunidade de desenvolver projeto de pesquisa com os alunos do turno vespertino, através do Programa Ciência na Escola.
Agradecemos e parabenizamos o professor Afrânio por mais uma conquista para a Escola Tereza de Jesus A. V. Dias.

Confira a lista dos 167 projetos contemplados

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Pais e filhos adolescentes – Dicas para buscar o equilíbrio nesse delicado relacionamento...

Grande parte da atual geração de mães e pais de adolescentes sente-se perdida na orientação de seus filhos. Muitos tentam repetir o modelo que seguiram no passado, mas rapidamente percebem que não funciona mais. Outros tentam agir de forma diametralmente oposta à educação que receberam, mas também se frustram com os resultados. Qual a medida, afinal?

A sociedade é um organismo vivo. Seria ingenuidade negar que novos valores são diariamente agregados no cotidiano dos jovens: astros da música e do cinema apontam tendências, o universo da internet convida para jogos que os pais não compreendem. Há ainda uma gama infinita de “tribos”, cujo comportamento estranho ao nosso repertório de vida nos deixa confusos, além das baladas que começam à meia-noite e terminam às sete da manhã.

É importante lembrar que os valores de base de uma família são implantados do nascimento à puberdade. Nesses anos, a criança aprende desde a não levar para casa ou a devolver o giz de cera que não lhe pertence, a não interromper quando alguém está falando, a respeitar os animais. Muito mais que isso, observa e se nutre do comportamento e da dinâmica familiar. Mas a partir daí é hora de entender “Quem sou eu afinal?”. E por desejarem cortar o cordão umbilical, os conflitos começam a surgir. É uma forma de mostrar que não são uma continuação de seus pais ou de quem os represente, mas são eles mesmos.

Normalmente por volta dos 12 até os 18 anos, eles querem ser e aparentar ser independentes. Eles também se sentem confusos porque ainda dependem do lar para sua sustentação física e afetiva. Sentem-se impotentes e, como precisam se libertar, acabam por mentir e agredir silenciosamente (ou ruidosamente) o sistema familiar do qual se sentem escravos. Por outro lado, permitir tudo sem questionar os deixa também perdidos, com a sensação de que os pais não se importam. Começam, então, a ousar sem critério, como forma de entender até onde precisam chegar para que um movimento acolhedor por parte da família venha até eles.

Filhos não são nossa propriedade. Se os pais estão seguros dos valores que transmitiram, devem aceitar que eles batem asas, divergem de nós, buscam seus próprios caminhos sem que com isso o amor se perca.
Querer “chocar a cria” eternamente impede que ela cresça e aprenda com os próprios erros. Filhos são indivíduos e o melhor que fazemos por eles é ensiná-los a seguir. Depois de um determinado momento, tudo o que eles precisam é da certeza de que estamos lá, para apoiar e acolher nas dores. Mas não pra vivermos suas vidas nem para ditarmos regras eternamente.

Pais conscientes conseguem libertar os filhos do ninho numa atitude amorosa e confiante, e isso começa na adolescência. Porém, se você estiver se sentindo inseguro, procure ajuda profissional. Afinal, ninguém é obrigado a saber tudo sempre. Buscar orientação é também um ato de amor.

COMO BUSCAR O EQUILÍBRIO?

* Se interesse pela linguagem deles. Pergunte o significado daquela palavra nova.
* Não invada sua intimidade, ele quer ser respeitado.
* Muna-o de informações a respeito de sexo, DST’s, drogas. Converse claramente sobre esses assuntos, sem constrangê-lo.
* Evite chantagem emocional. Se quiser que ele se comporte com mais maturidade, não o trate como criança, nem faça com que ele se sinta culpado.
* Esteja disponível para conversar sobre tudo, não minta sobre seus sentimentos e suas preocupações e considere sinceramente o ponto de vista dele.
* Fale sobre sua juventude, mas sem a intenção de que ele seja como você foi. Os tempos são outros.
* Demonstre que confia nele e em suas escolhas. Isso o torna mais responsável, ao passo que duvidar de tudo o deixa angustiado, desconfiado de que você não o conhece o suficiente.
* Abra sua casa para receber os amigos de seus filhos. Mas não imponha sua presença, eles querem ser e aparentar ser independentes.
* Não se importe tanto com a bagunça do quarto, mas faça com que ele se responsabilize pelas próprias coisas. Não com sermão, mas com atitudes (lave apenas as roupas que estiverem no cesto, por exemplo).
* Ensine-o a valorizar e a administrar o dinheiro que porventura você ponha em suas mãos. Estabeleça limites claros para o que ele pode ou não pode ter. E, acima de tudo, faça acordos.
* Negar ou permitir algo deve ter um motivo razoável, assim ele aprenderá a argumentar, questionar e a lidar com frustrações. Poderá também sentir que nem sempre sai “perdendo” quando aprende a dialogar.
* Evite frases como “Enquanto você depender de mim tudo será do meu jeito”. Vocês dois sabem que ele ainda depende do lar para sua sustentação física e afetiva.

Texto de Celia Lima - Psicoterapeuta Holística

terça-feira, 13 de abril de 2010

Você sente dor nas costas? Pode ser estress...

Uma rotina de trabalho estressante pode ser a causa da dor nas costas de muita gente.
Um estudo da Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos, mostra que as pessoas estressadas acabam usando os músculos errados na hora de pegar alguns objetos.
Se essa pessoa for levantar algo pesado, pode acabar com uma dor nas costas.
Além disso, os pesquisadores acreditam que algumas pessoas com certos tipos de personalidade têm maior tendência a dores nas costas.
Esse é o caso das pessoas mais introvertidas – descoberta que deixou intrigados os cientistas.
O estresse é um conjunto de sintomas físicos, emocionais e mentais decorrentes de uma vida cheia de pressões, preocupações e ansiedades.
Tensão nervosa, instabilidade emocional e dores musculares são alguns sintomas entre os vários sintomas da pessoa estressada. Com o prolongamento do estado de estresse há o aparecimento de diversos sintomas, que no início podem passar desapercebidos, mas com o decorrer do tempo vão se tornando evidentes, tais como: pressão alta, problemas digestivos, alterações no ciclo menstrual, tensão pré-menstrual, frigidez, dor de cabeça, azia, queda de cabelo, irritações na pele, gripes frequentes, gastrite, hipersensibilidade emotiva e tensões musculares que podem levar a dores nas costas, ombros e pescoço.
Cada pessoa reage diferentemente ao estresse, que varia conforme o nosso equilíbrio emocional e afetivo, auto-estima, maturidade e a maneira como lidamos com a vida. Em vista disso, as consequências do estresse em algumas pessoas podem ser temporárias e passageiras e em outras, mais intensas e duradouras, levando a problemas crônicos de saúde.


* Texto sugerido pela professora Sylvia Brasil - Ed. Física.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Mostra Pública do PCE

No último dia 11 de março, na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, nossa escola participou da Mostra Publica do Programa Ciência na Escola com o Projeto “Manaus através das fotografias de seus alunos: o passado, seus monumentos, o presente, seus Ambientes”. O PCE é um programa voltado a apoiar a participação de professores e estudantes em projetos de pesquisa desenvolvidos nas escolas públicas municipais e estaduais do Amazonas.


Coordenador do Projeto: Professor Afrânio Falcão


Alunos bolsistas do projeto: Rainan Bizerril, Margleyson Souza, Isaac Cézar Souza, Abinael Dourado e Jasson Nascimento.


Aluno Abinael Dourado na Mostra Pública do Projeto



Confira algumas fotografias do projeto “Manaus através das fotografias de seus alunos: o passado, seus monumentos, o presente, seus Ambientes”. :













Mais informações sobre o projeto nos links abaixo:

* Fotografia é inserida no universo escolar - FAPEAM

* Professor de Escola Pública incentiva alunos através do uso de fotografias

domingo, 11 de abril de 2010

Calendário de Vacinação - Influenza H1N1

Confira o calendário de vacinação contra a Influenza H1N1, fique atento!!!


quarta-feira, 7 de abril de 2010

Laboratório de Informática

Já está em pleno funcionamento o Laboratório de Informática da nossa escola. A Informática vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional. Sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida entre nós. Nesse sentido, a educação vem passando por mudanças estruturais e funcionais frente a essa nova tecnologia.

Confira as Imagens:


segunda-feira, 5 de abril de 2010

Pulseiras coloridas ou pulseiras do sexo, ALERTA AOS PAIS


À primeira vista, uma colorida pulseira de plástico nos pulsos de crianças parece inocente.

Mas na realidade elas são um código para as suas experiências sexuais, onde cada cor significa um grau de intimidade, desde um abraço até ao sexo propriamente dito.

Poderia confundir-se com mais uma daquelas modas que pega, uma vez que é usado por milhares em várias escolas primárias e preparatórias no Reino Unido e custam apenas uns centavos em qualquer banca ao virar da esquina.

Mas as diferentes cores das ditas pulseiras de plástico – preto, azul, vermelho, cor-de-rosa, roxo, laranja, amarelo, verde e dourado – mostra até que ponto os jovens estão dispostos a ir, se proporcionar, desde dar um beijo até fazer sexo.

Andam uns atrás dos outros nos recreios das escolas, na tentativa de arrebentar uma das pulseiras. Quem a usava terá de “oferecer” o ato físico a que corresponde à cor. É o “último grito” do comportamento promíscuo que sugere, cada vez mais, que a inocência da infância pertence a um passado distante.

Quase tão chocante como as “festas arco-íris” – encontros com muito álcool e droga à mistura, em que as meninas usam batons de cores diferentes para deixar a “marca” nos rapazes após o sexo oral -, as “pulseiras do sexo”, que custam apenas um euro (um pacote com várias), têm um custo maior que foge ao alcance de muitos pais.

Significado das cores:

» Amarela – é a melhor porque significa das um abraço no rapaz;
» Laranja – significa uma “dentadinha do amor”;
» Roxa – já dá direito a um beijo com língua;
» Cor-de-rosa – a menina tem de lhe mostrar o peito;
» Vermelha – tem de lhe fazer uma lap dance (dança erótica);
» Azul – fazer sexo oral praticado pela menina
» Verdes – são as dos chupões no pescoço;
» Preta – significa fazer sexo com o rapaz que arrebentar a pulseira;
» Dourada – fazer todos citados acima ou sexo oral simultâneo
» Listrada– sexo na posição “frango assado”;
» Grená – Sexo anal sem lubrificante;
» Transparente – sexo com parentes consanguíneos;
» Marrom – sexo escatológico (“brown shower”);

Símbolo de respeito

Como quase em tudo nestas idades, existe um estigma por detrás das pulseiras: quem não as usar é excluído e quem usar as cores preto e dourado é mais respeitado. “No meu grupo da escola, a líder – que serve de exemplo para todos – só usa pulseiras pretas e douradas. Todos os rapazes da minha turma usam pretas e se uma rapariga também usa, eles gostam todos dela”, conta a criança de 12 anos.

Artigo GazetaOnline 10/11/09 – Pulseiras do sexo: uma mania adolescente

Outras informações nos links abaixo:
Jornal A Crítica - Seg, 05 de abril de 2010
Amazonas Notícias - Dom, 04 de abril de 2010

domingo, 4 de abril de 2010

Dedicatória

Dedicamos esta receita a todos os alunos da Escola Estadual Tereza de Jesus A. V. Dias.

RECEITA PARA BOA CONVIVÊNCIA

Ingredientes:

1 balde de paciência
1000 litros de respeito
1 garrafa de atenção
200 gramas de gentileza
1 bacia grande de ajuda
1 caldeirão de amor
1 barril de humildade
2 barris de simpatia
1 generosa dosagem de limite, centenas de colheres de compreensão
1 tonelada de aceitação das diferenças

Modo de fazer:

É muito simples, misture tudo delicadamente e coloque para assar no calor humano da sala de aula e veja quão bom é conviver com os colegas na chama acesa da amizade.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Dicas de Estudo

Crie um horário de estudo diário para revisar as matérias do dia.

Não deixe pra estudar tudo no dia anterior a prova.

Estude num lugar calmo e sem barulho.

Música durante o estudo? Só se for música calma e em volume baixo.

procure esclarecer todas as dúvidas com o professor durante as aulas ou dias de reforço.

Alimente-se antes de ir à escola. Com fome fica mais difícil aprender.

Procure desenvolver todas as atividades propostas pelos professores e participar dos trabalhos.

Realize atividades físicas, pois uma boa saúde corporal é fundamental para um bom desempenho na escola.

Procure dormir no mínimo oito horas por dia para não ter sono durante as aulas.

Acompanhe os telejornais e leia revistas e jornais. Um aluno atualizado sempre tem um bom desempenho escolar.

Use e abuse do dicionário, pois só assim você irá aumentar seu vocabulário e entender melhor os textos.

Aproveite bem as férias e feriados. O lazer é fundamental para recarregar as baterias e chegar disposto à escola.

Procure ter uma vida agradável na escola, faça amigos e aproveite as atividades extra classes.

SEGUINDO ESSAS DICAS, VOCÊ SERÁ UM (A) ALUNO (A) NOTA 10 EM 2010!